segunda-feira, 29 de junho de 2015

Mashups Web, o que são?


Olá pessoal, hoje venho falar sobre um assunto bem interessante: MASHUP!

O termo Mashup veio primeiramente da música, mais especificamente da eletrônica e significa "misturar". Na música eles são vistos em mixagens feitas por DJs que a partir de uma música e sua melodia, obtém-se outra a partir de suas batidas, ou de forma mais simples, pega-se duas músicas distintas e cria-se uma terceira a partir delas.

Um mashup para web é um website personalizado ou uma aplicação web que usa conteúdo de mais de uma fonte para criar um novo serviço completo.

O conteúdo usado em mashups é tipicamente, códigos de terceiros através de uma interface pública ou de uma API (conjunto de rotinas e padrões de programação para acesso a um aplicativo de software ou plataforma baseado na Web). Outros métodos de codificação de conteúdo para mashups incluem Web feeds (exemplo: RSS ou Atom), Javascript e widgets que podem ser entendidas como mini aplicações web, disponíveis para serem incorporadas a outros websites.

Assim como os blogs revolucionaram a publicação online, os mashups estão a revolucionar o desenvolvimento web possibilitando a qualquer um combinar dados de fontes como o eBay, Amazon.com, Google, Windows Live, Yahoo!, Youtube, etc, de maneiras inovadoras.

Uma maior disponibilidade de APIs leves e simples tem possibilitado mashups relativamente simples de projetar. Eles requerem um conhecimento técnico mínimo e os mashups feitos sob encomenda muitas vezes apresentam inovações que eram consideradas improváveis, combinando uma nova disponibilidade pública de dados e novos caminhos criativos.

Como um exemplo bem legal de Mashup, vocês podem ver abaixo um vídeo que é um mashup de 197 filmes que foram ao cinema em 2014. Ele foi criado pelo canadense Louis Plamodon – responsável pelo canal do YouTube The Sleepy Skunk, 2014 Movie Trailer Mashup, e pode ser acessado em: http://sleepyskunk.tumblr.com/.

Confiram o vídeo mashup:


Um comentário: